domingo, 14 de outubro de 2007

tapa na cara

Um dos motivos pelos quais não continuei minha terapia, foi a difícil escolha de uma linha de pensamento. Nunca cheguei a uma conclusão sobre qual método escolher para me deixar mais "tranqüilo" quanto a certas dúvidas internas. Confiar ou não em Freud? Terapia Cognitiva ou Psicanálise? Homeopatia ou Acumpuntura?
Houve uma época em que eu conseguia parar de pensar e até chegava a meditar por alguns segundos. Fui vencido pela impaciência; não diria vencido, mas no meio de tantas vertentes, tantos paradigmas e tantos dramas (dos outros e dos meus próprios) resolvi simplificar tudo, focando numa só coisa: minha felicidade.
Esse filme, "I Heart Huckabees" trata - em parte - desse tema, da dúvida existencial existente em todos nós, de filosofia e preservação ambiental. Assistindo aos extras do DVD, essa mensagem de luta pela preservação das áreas verdes (Open Spaces Coalition) ficou ainda mais evidente. Coincidentemente, também hoje, ao abrir o jornal, li a seguinte manchete, "Gore e Comitê de Clima da ONU ganham Nobel da Paz".
Reconheimentos como esse, mesmo que atrasado, ainda são muito válidos. Tenho procurado ter esperança de que algo vai mudar com nossos esforços, agindo mais e falando menos (não é Sr. Presidente?). Ponto para Gore e para o filme, que me fizeram mais feliz hoje!

O elenco não é pouca bosta:

  • Dustin Hoffman - Bernard Jaffe, quem interpreta um dos dois "detetives existencialista" (um personagem, inspirado em, de acordo com Russell, Robert Thurman).
  • Lily Tomlin - Vivian Jaffe, a outra detetive e esposa do personagem de Hoffman.
  • Jason Schwartzman - Albert Markovski, um ambientalista que contrata o casal interpretado por Hoffman e Tomlin.
  • Jude Law - Brad Stand, o nêmesis do ambientalista quem é empregado da Huckabees, uma cadeia de lojas tipo Wal-Mart.
  • Naomi Watts - Dawn Campbell, um modelo representante da Huckabees que vive com Stand.
  • Mark Wahlberg - Tommy Corn, um furiosos bombeiro pós-9/11 que tenta levar Albert em direção a filosofia niilista de Caterine.
  • Isabelle Huppert - Caterine Vauban, a niilistica contra parte dos detetive assistenciais que cuja a filosofia tem raízes na deconstrução e no absurdismo; Ela parece ser evidentemente um, fundo francês com a proncuncia francesa do primeiro nome de Albert (al'bɛʁ) idêntico a escritor francês Albert Camus.

4 comentários:

UMA NOVA ONDA disse...

vou alugar hj

Mãe Dináh disse...

altas críticas sobre essa película!
estou curiosa pacas...

João disse...

JP, conhece este site: http://deezer.com ?

Se não, acho que vai gostar. =)

Anônimo disse...

Se você procurar conhecer a Tarapia Cognitiva (não Terapia Cognitiva - Comportamental ou Terapia Comportamental), terá uma boa surpresa.
Procure profissionais no site da Associação Brasileira de psicoterapia Cognitiva -www.abpcbrasil.com.br ou www.itcbr.com.

Um abraço e boa sorte